Navegação


 ARTIGOS


 Retornar ao fórum

   

NOMES DE BEBÊ: TENDÊNCIAS DA MODA EM 2017

Jumara Borges | Publicado sab 2 Dez 2017 - 22:07

NOMES DE BEBÊ: TENDÊNCIAS DA MODA EM 2017



Em um ano conturbado na política, na economia e nas relações sociais, pais e mães buscaram inspiração para os nomes de seus bebês na simplicidade da natureza ou no significado mais profundo da religiosidade. Conheça a seguir as maiores tendências de nome de 2017. 

CAMPEÕES DO ANO

Alice e Miguel  

Alice confirma o sucesso dos nomes internacionais, e Miguel segue firme como alternativa ao outrora campeão imbatível Gabriel, que devagarinho vai caindo no ranking e sendo promovido a segundo nome.

DEUS NO NOME


Entre os nomes mais usados dos dois sexos, muitos têm no seu significado alguma ligação com a palavra Deus.

São exemplos: Manuela (Deus está conosco), Eloá (Deus), Ezequiel (Deus fortalece), Joaquim (estabelecido por Deus), Elisa (Deus é a salvação) e Daniel (Deus é meu juiz).

NATUREZA E CELEBRIDADE

Maria Flor tem todos os ingredientes que fazem um nome feminino cair nas graças de muitas famílias brasileiras: é ligado à natureza, é composto com o idolatrado Maria e soa meigo.

Para completar e virar queridinho de vez, é também o nome da filha fofa de uma celebridade, a atriz Deborah Secco.

UM BRASILEIRO DA GEMA


Outra celebridade que impulsiou um nome foi o ator Felipe Simas, com seu personagem Caíque da série "Os dias eram assim", da TV Globo.

De origem tupi, Kaique (escrito assim na versão preferida nos cadastros do BabyCenter) significa ave aquática e é um daqueles nomes que podem ser grafados de infindáveis e criativas maneiras. O BabyCenter registrou as seguintes grafias: Kayke, Kaiky, Kayky, Kaiki, Kayk, Kaik, Kaike, Kaic, Caick, Caike, Caíque, Kaick, Caic e Caik.

SUCESSO MUNDIAL DE LUNA


Curto, internacional e com apelo da natureza, o nome Luna chegou rapidamente à 45 posição da lista dos nomes de menina mais dados no ano.

A popularidade da personagem Luna Lovegood, da série Harry Potter, já tinha destacado o nome pelo mundo, e ele ganhou ainda popularidade em vários países depois que o desenho infantil brasileiro "O Show de Luna" passou a ser exportado.

SUPER-HERÓIS ARRASAM


Nada como uma dose de fantasia para adoçar as dores e horrores do planeta Terra atual.

Talvez por isso, nomes inspirados em super heróis como Ragnar, Bruce, Oliver, Thor, Kalel e Diana, vêm conquistando fãs fora dos livros e telas e entrando em aconchegantes bercinhos do país.

ANTHONY É CURINGA


O nome Anthony não só subiu 8 posições para o 32o lugar do ranking dos nomes de menino mais populares, como levou o composto Anthony Gabriel para dentro da lista de top 100 pela primeira vez.

E, claro, o fã-clube da dupla sertaneja Antony & Gabriel adorou a ideia de combinar os nomes dos ídolos. Desde 2016, a versão internacional Anthony é mais usada que o nacionalíssimo Antônio.

LETRA H PARA ELES E PARA ELAS


Nono lugar do ranking dos nomes de menina mais escolhidos, Heloísa está cada vez mais em alta. A popularidade estende-se também para Maria Heloísa, assim como para a variação Heloise.

A força da letra H como inicial é ressaltada ainda pelo sucesso dos nomes Helena e Heitor.

 

FINAL "ELLY" NOS FEMININOS





Não há nenhuma dúvida de que a grafia "-elly" no final de nomes femininos tirou o trono da afrancesada terminação "-elle" de outros tempos. 

Na lista dos 100 nomes mais usados de meninas estão Emanuelly, Isabelly, Gabrielly e Manuelly.

CANSAÇO DOS ANJOS?


Já o ranking de nomes queridinhos de menino revela o que parece ser um certo cansaço de sucessos como Gabriel, Rafael, Daniel e afins como primeiro nome

Gabriel segue, porém, como um dos segundos nomes preferidos na lista de nomes composto para meninos, e a mesma tendência já se repete com o campeão Miguel, que está cada vez mais sendo usado como segundo nome.

Sobre o autor