Navegação


 ARTIGOS


 Retornar ao fórum

   

Amamentação

Jumara Borges | Publicado qui 14 Dez 2017 - 10:41

Como preparar o peito para a amamentação  

Você não precisa fazer nada para preparar o peito para amamentar. O seu organismo já cuida disso naturalmente ao longo da gravidez. 

Durante a gravidez, seus seios já vão se preparando. Esse é um dos motivos para os seios crescerem tanto na gestação  -- os ductos mamários e as células que produzirão leite estão se desenvolvendo, e a área fica mais irrigada de sangue.

Meu peito não cresceu muito na gravidez. Vou conseguir dar de mama?

O tamanho dos seios  não tem nada a ver com o sucesso na amamentação -- mesmo que seu peito continue pequeno, isso não vai diminuir as chances de amamentar seu filho.

Caso você tenha feito cirurgia de redução de mamas, talvez tenha mais dificuldade para amamentar, mas não há nada que você possa fazer antes de tentar -- a não ser se informar bastante e conversar com mamães experientes.
Quem tem próteses de silicone  nos seios não precisa fazer nenhum procedimento especial, e as próteses não devem interferir na amamentação.

 Meus mamilos são planos. O que posso fazer?

Para quem tem mamilos planos ou invertidos, existe a possibilidade de usar conchas e dispositivos especiais, vendidos em farmácias e lojas de artigos para bebê, para tentar ir formando o bico do seio. 

Alguns médicos também recomendam massagear a área do mamilo, sempre com cuidado para não provocar contrações uterinas. Converse com seu ginecologista sobre como amamentar com os mamilos planos ou invertidos.     

Preciso deixar os mamilos mais resistentes antes de o bebê nascer?

As modificações hormonais provocadas pela gravidez já são preparação suficiente para a maioria das mulheres. Em princípio, não é preciso usar cremes nem pomadas nos mamilos, nem ordenhar o colostro antes do parto. Também não é necessário esfregar os mamilos com esponja áspera ou toalha para torná-los mais resistentes. 

Se você tiver chance, tomar um pouco de sol nos mamilos, sempre com a proteção de filtro solar e evitando o horário entre as 11h e as 16h, pode deixá-los mais resistentes, mas isso também não é essencial, segundo especialistas.

Preciso comprar alguma coisa com antecedência, para amamentar?

Na verdade, na verdade, para dar de mamar você não precisa de nada. Os acessórios abaixo podem facilitar:

·         Sutiãs de amamentação (2, para começar): Como a gravidez muda o tamanho e o formato dos seios, vale a pena comprar os sutiãs de amamentação mais no finalzinho e conferir se não precisarão ser trocados para servir melhor. Lembre-se de que, cheio de leite, o peito pode aumentar ainda mais.


·         Almofada de amamentação: Em formato de meia lua, ela ajuda a posicionar i bebê no comecinho,     Mas não é essencial. Um travesseiro ou vários travesseirinhos pequenos podem fazer o mesmo papel.


·         Poltrona de amamentação: Também não é essencial. Mas veja se na sua casa há um lugar confortável e prático para você amamentar. Lembre-se de que você vai passar umas boas horas por dia dando de mamar ao bebê, e é importante estar confortável.

·         Absorventes para seios: Colocados dentro do sutiã, esses absorventes ajudam a manter suas roupas secas e sem manchas entre as mamadas, porque os seios podem vazar. Existem os descartáveis e os laváveis. Especialistas recomendam cuidado com o uso constante, para não predispor a infecções por fungos nos seios (que podem atrapalhar a amamentação).

Não é preciso comprar, bombinhas tira-leite com antecedência. Deixe para pensar nisso mais para a frente, quando você já estiver bem acostumada com a amamentação.

 

O que mais posso fazer para me preparar para a amamentação?

Outra coisa concreta que você pode fazer é se assegurar de que na maternidade onde vai dar à luz seja permitido que o bebê tenha contato com o seio o quanto antes. Os chamados "hospitais amigos da criança" (certificação do Unicef) garantem esse primeiro contato.

Mesmo se seu filho nascer de cesárea , você pode pedir ao médico que permita que o bebê sinta e cheire sua mama assim que for possível. O bebê nem precisa mamar nesse primeiro momento -- basta o contato para ajudar a promover o aleitamento. Em caso de parto normal, esse aconchego inicial fica mais fácil, já que você estará semi-sentada.

Sobre o autor