Navegação


 ARTIGOS


 Retornar ao fórum

   

Frio ou Calor?

Jumara Borges | Publicado qui 11 Jan 2018 - 19:40 | 870 Visto

Os bebês não sentem muito mais frio ou calor do que as crianças maiores ou os adultos.


Como dica prática, procure vestir seu filho com uma camada de roupa a mais em relação àquela que estiver usando. Por exemplo, se você estiver de camiseta de manga curta, coloque nele uma de manga comprida; se estiver de manga comprida, acrescente então um casaco.

Sentir a temperatura no tronco (barriga, peito e costas) e na cabeça da criança é o jeito mais indicado de perceber se ela está com frio, e não através do toque nas mãos e pezinhos. As extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo.

Se o bebê está dormindo tranquilamente e se alimentando bem, está calmo e não irritado, é bem provável que esteja com a temperatura adequada.

É muito mais comum bebês serem superagasalhados e ficarem irritados com o calor do que se mostrarem incomodados por estarem passando frio.



Dá para perceber se uma criança está acalorada porque ela vai suar e até ter aumento da temperatura corporal (você pode medir com um termômetro). Se a pele do seu filho estiver úmida, ele está suando e, portanto, está com calor.

Se você mora numa região quente, saiba que o calor pode atrapalhar o sono do seu filho. Leia o artigo sobre como manter o bebê fresquinho a noite.

Por outro lado, bebês com frio podem apresentar tremor, certa palidez e até apatia. Ao contrário do que diz a sabedoria popular,soloços não são um bom parâmetro para medir frio, porque são comuns de ocorrer nesta fase em que o diafragma ainda é imaturo.

 

Sobre o autor