A lua e o Parto - mito ou verdade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A lua e o Parto - mito ou verdade

Mensagem por Jumara Borges em Ter 13 Ago 2013 - 14:30






Mito ou realidade? O quanto a Lua influencia no parto? A troca de lua pode fazer uma criança nascer?

Não existe uma só publicação científica na área da Medicina que comprove a influência da lua nos partos. 

Entretanto, muitos médicos admitem que há um número maior de nascimentos nos dias de virada ou durante a fase da lua cheia. 
Uma coincidência inexplicável e quase mística que é tratada com desdém pela comunidade científica por causa da falta de comprovação.

Mas algo realmente inegável acontece, “uma ligação desconhecida entre a Lua e o nascimento”, concordam os ginecologistas e obstetras. 

Há relatos médicos que dizem que conforme a transição lunar, o número de nascimentos nos hospitais chega a triplicar, fazendo inclusive com que alguns médicos programem o seu trabalho conforme o calendário lunar.


Influência da lua no parto


Na tentativa de uma explicação para o fenômeno, alguns profissionais da saúde dizem que, por tradição, os ciclos menstruais da mulher são contados pelo sistema do mês lunar, com apenas 28 dias. 

A gestação também obedece o mesmo ciclo. 
Em média, são contados nove ciclos da lua — e não nove meses completos —, desde a fecundação até o momento previsto do parto.

Mesmo ainda sem comprovações sobre a influência da lua sobre o nascimento de bebês, é certo que ela é capaz de proporcionar mudanças em elementos da Terra. 

Os mais visíveis dizem respeito aos elementos fluidos, como a água das marés e os ventos atmosférico, então pode-se imaginar que ela atuaria sobre o líquido amniótico, estimulando o início do trabalho de parto.




Qual a influência da Lua na gravidez?




Mudança de Lua
Cada fase da Lua dura de 7 a 8 dias, sendo que o ciclo total demora em média 28 dias para ser completado. 

Na Lua Nova, a face iluminada pela Lua é a oposta àquela observada da Terra, e visualizamos a Lua um pouco apagada. Na Lua Crescente, vemos da Terra apenas uma parte da face iluminada. 
Na Lua Cheia, o Sol ilumina totalmente a face voltada para a Terra e é quando a Lua fica mais clara. 
E finalmente, na Lua Minguante - observamos da Terra iluminado somente o lado oposto ao que nós víamos na Crescente. 
Acredita-se que a mudança das fases exerça uma  força magnética em tudo que há sobre o globo terrestre, e isso inclui os seres humanos, e consequentemente as gestantes também. 
O calendário lunar tem ligação direta nos partos, como você verá adiante.


Calendário Lunar na Gravidez


A duração média da gravidez é de 280 dias, o que corresponde a 40 semanas ou dez meses lunares. 

Entenda como funciona a ligação entre fases da lua e gravidez:

o 1º mês lunar corresponde o período que vai da 1ª à 4ª semana de gestação; o 2º mês lunar, da 5ª à 8ª semana; o 3º mês lunar vai da 9ª à 12ª semana; o 4º mês do calendário lunar na gravidez corresponde da 13ª à 16ª semana; o 5º mês lunar, da 17ª à 20ª; o 6 º mês lunar, da 21ª à 24ª semana; o 7º mês lunar vai da 25ª à 28ª semana; o 8º mês lunar, da 29ª à 32ª semana de gestação. A partir daí, a reta final da gravidez vem chegando, faltando apenas o 9º mês lunar, que compreende o período da 33ª à 36ª semana, e finalmente o 10º e último mês lunar da gravidez, que vai da 37ª à 40ª semana.

Jumara Borges
Admin

Mensagens : 322
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://www.gestantesonline.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum